quinta-feira, 30 de julho de 2009

É urgente a despoluição da Ribeira do Sarra!

O nível de poluição a que chegou a Ribeira do Sarra, um curso de água que atravessa a zona urbana do Carregado, é revelador do valor que tem para os responsáveis autárquicos do PS o cumprimento das mais elementares regras ambientais. A foto que ilustra este texto felizmente não tem cheiro, mas os moradores da zona do Casal do Sarra e norte da Barrada, conhecem-no bem. A despoluição deste curso de água é urgente, e os responsáveis pela poluição são facilmente identificáveis, considerando a reduzida extensão da ribeira. Fechar os olhos (e o nariz...) como tem sido feito até aqui é que não pode continuar. Nós queremos mudar. Mudar a sério!

Debate dos candidatos à Freguesia do Carregado

6ª feira, dia 31 de Julho às 22 h na Rádio Voz de Alenquer, debate com os cabeças de lista concorrentes à Assembleia de Freguesia do Carregado.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Ilhas Ecológicas para o Carregado

No concelho de Alenquer, a ilhas ecológicas são entendidas como elementos decorativos e não como ecopontos úteis e funcionais. Só assim se compreende que, apesar de terem sido instalados em Alenquer, não exista um único destes ecopontos subterrâneos na zona urbana mais populosa do concelho, o Carregado. Na urbanização da Barrada é usual ver ecopontos e contentores cheios. Existem pracetas com mais de 1000 moradores. Essa deve ser uma zona prioritária para a instalação das ilhas ecológicas subterrâneas.

domingo, 26 de julho de 2009

Promover a participação dos Carregadenses

Dedicar uma percentagem do orçamento da Junta de Freguesia para acções ou obras escolhidas todos os anos pelos habitantes do Carregado (orçamento participativo) e realizar sessões da Assembleia de Freguesia nas diversas localidades, são propostas da CPNT para promover a participação dos cidadãos, nas decisões e na vida política da sua terra. A democracia moderna não pode basear-se apenas nos actos eleitorais. O eleitores devem ter voz activa durante todo o mandato. A informação, transparência e abertura de espírito, são essenciais.

sábado, 25 de julho de 2009

Um metro ligeiro sobre rodas para ligar o Carregado ao comboio

Uma linha moderna de trolleybus que ligasse o Carregado, desde a zona do mercado diário, até à estação de comboio na Vala do Carregado, com passagem pela urbanização da Barrada e central termoelétrica, é uma solução de mobilidade que não pode continuar a ser considerada ficção. A utilização dos transportes públicos, em particular dos comboios suburbanos, é um imperativo das zonas periféricas das grandes cidades. Muitos dos habitantes do Carregado, trabalham na área metropolitana de Lisboa, e passariam a utilizar o comboio se a acessibilidade a esse transporte fosse uma diferente realidade. A utilização de um metro ligeiro sobre rodas, ao estilo dos tradicionais trolleys de Coimbra, é uma solução ecológica e económica. O traçado é fácil e o terreno plano. Pensar no futuro é um imperativo do presente!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A margem esquecida do Tejo

Vila Franca inaugurou o passeio marginal até Alhandra. Azambuja anunciou que no início de 2010 irá reabilitar a Praia do Tejo e construir uma ciclovia pela margem (aproveitando o dique) até Valada, no concelho do Cartaxo. Adivinhem quem mais uma vez ficou esquecido no meio?

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Equipamentos culturais

A dimensão e o equipamento do polo do Carregado da Biblioteca Municipal, ilustra bem o abandono a que foi votada a freguesia mais populosa do concelho em termos de equipamentos culturais. Para além da micro biblioteca de 80 m2, nada mais existe. Não há um auditório, uma sala de espectáculos ou um espaço para exposições. Nada! Os 15ooo habitantes do Carregado não podem ser munícipes de segunda. É por isso que a Coligação Pela Nossa Terra quer mudar. Mudar a sério!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Recenseamento

"Eu tenho tido uma luta grande com a Junta do Carregado para fazerem lá o recenseamento como deve ser e eles nunca quiseram. Assim até perdem dinheiro."
Álvaro Pedro (Presidente da Câmara PS/CDU sobre a Junta de Freguesia do Carregado PS/CDU) na reunião de 8/6/2009 citado pelo Jornal "Fundamental" de 20/7/2009
O Carregado tinha nas últimas eleições apenas 7510 inscritos. Será que tem sido feito tudo o que é possível para conseguir o recenseamento dos novos moradores da Freguesia?

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Saber que ar respiramos

O tráfego rodoviário intenso e a actividade industrial fazem com que a qualidade do ar no Carregado ultrapasse muitas vezesos limites estabelecidos por lei e as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Esta é uma situação invisível que afecta a saúde dos habitantes da Freguesia que deve ser avaliada e controlada. É notório o aumento do índice de alergias e doenças respiratórias. CPNT defende a instalação de uma central automática de monitorização da qualidade do ar, semelhante à da foto (de Vila do Conde) com divulgação de resultados online, de modo a permitir avisos em tempo útil sempre que são ultrapassados os limites de alarme. Este investimento pode ser financiado com as verbas pagas anualmente ao município pela central térmica do Carregado. Para podermos prevenir temos que saber que ar estamos a respirar.

sábado, 18 de julho de 2009

Prioridade aos peões.

O Carregado é atravaessado por duas das mais movimentadas estradas nacionais, e situa-se no principal nó rodoviário do país, mas a prioridade deve ser dada aos peões. A vila precisa de passadeiras bem marcadas e sinalizadas e de passeios seguros. As ligações às zonas comerciais e industriais periféricas devem ter um acesso pedonal seguro. Nas passadeiras mais atravessadas para acesso às escolas (em frente ao jardim M.M.Abreu e junto ao entrocamento da N3 com a D. PedroV) devem ser instalados semáforos de protecção aos peões.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Uma esquadra de polícia para o Carregado!

A dimensão e tipologia urbana e social do Carregado, justifica a instalação de uma esquadra da PSP na vila . O tipo de policiamento de proximidade efectuado pela Polícia de Segurança Pública, é o mais adequado para aumentar o sentimento de segurança, e o cumprimento das regras de trânsito no Carregado. A construção de um novo quartel da GNR nas instalaçãoes do IVV entre Alenquer e Carregado poderá servir a GNR, mas não irá alterar o sensação de insegurança existente. O Carregado precisa de um posto de forças de segurança dentro da vila, e a PSP é a solução mais indicada.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sessão de Câmara no Carregado? Ainda não foi desta!

Em Janeiro a Assembleia de Freguesia do Carregado solicitou à Câmara Municipal, na sequencia de deliberação, a realização de uma sessão descentralizada da Câmara Municipal a realizar no Carregado para tratar de assuntos da Freguesia. Esta sessão deveria ser precedida de uma visita dos eleitos ao Carregado. No final de Março a Câmara "acedeu" à solicitação, marcando uma sessão dedicada exclusivamente aos problemas da Freguesia do Carregado, mas que seria realizada em Alenquer! Nessa sessão os carregadenses presentes no público - de todas as cores partidárias - exigiram a realização da reunião de Câmara na sede da Freguesia, tendo a Câmara deliberado tal tal seria marcado em brevepara data a agendar em conjunto com o executivo da Freguesia. Na última 2ª feira, dia 13 de Julho os eleitos da Assembleia de Freguesia foram avisados por telefone de que a sessão em causa estava agendada para dia 18 de Fevereiro, pelas 19 horas, com a visita a iniciar-se às 18h. Só que....Lido com atenção o fax enviado pela Câmara o mesmo apenas confirmava a "presença de vereadores na sessão da assembleia de freguesia agendada para dia 16 de Julho". Ora...não existia qualquer sessão de Assembleia de Freguesia convocada, nem qualquer convite enviado aos vereadores para virem assistir a uma reunião da Assembleia de Freguesia. Vereadores que também não tinham sido convocados para nenhuma sessão de câmara a realizar no Carregado. E claro... nada aconteceu.
Ainda não foi desta que, em 34 anos de poder local democrático, a Câmara Municipal fez uma reunião fora dos paços do concelho. Teimosias...
A CPNT apoia e promoverá, sessões de Câmara descentralizadas para deliberar sobre assuntos de interesse das diversas freguesias. Assim se promove a participação nas decisões!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um parque de lazer e desportivo para o Carregado

A zona da Quinta do Barrão, situada entre a Urbanização da Barrada e as portagens da A1, é uma excelente localização para a construção dos equipamentos desportivos e de lazer de que o Carregado necessita. A ponta noroeste onde se encontra o Parque de Camiões (que deve ser retirado para a zona industrial/logística) pode ser aproveitada para um parque urbano verde, preservando os sistemas de ribeiras aí existentes. A área central seria utilizada para área desportiva com a construção de um estádio e piscinas. A zona mais a sul poderia ser área de expansão urbana, condicionada pelo ruído da auto-estrada.
Esta área poderia ser ligada por ciclovia a uma requalificada zona ribeirinha do Tejo, espaço de lazer e desportos náuticos.
Soluções existem! Não acha que é altura de mudar a sério? Dê mais força ao Carregado!

Parabéns ADC!

O futebol da Associação Desportiva do Carregado está de parabéns com o convite feito para a participação na 2ª Liga. Um prémio merecido para uma equipa que mostrou uma verdadeira alma ribatejana carregadense.
Infelizmente a vila não dispõe de equipamentos desportivos compatíveis com a vontade e o querer das suas gentes. Parece que 34 anos de poder socialista não chegaram para perceberem que ter instalações desportivas dignas de uma vila com 15 mil habitantes, não é um luxo ou um favor que o concelho de Alenquer faz ao Carregado. Afinal, é daqui que saem a maior parte das receitas em impostos para os cofres do município. No restante território do concelho as coisas também não são melhores ... A ADC tem agora que treinar e jogar fora do concelho! Em 2009!
Não lhe apetece mudar isto? Mudar a sério?

Câmara parou obra debaixo da A10


A Assembleia de Freguesia do Carregado aprovou por unanimidade, na sessão realizada no passado dia 24 de Junho, uma moção apresentada pela CPNT. Na moção exigia-se a suspensão da obra levada a cabo pela Câmara Municipal em terrenos classificados de RAN e REN, debaixo do viaduto da A10, com vista à instalação de um parque de pesados.

Cabeça de lista apresentado

Durante 4 dias foram distribuídos pelo Carregado, folhetos de apresentação do cabeça de Lista da CPNT à Assembleia de Freguesia do Carregado, José Manuel Mendes. Uma acção de divulgação e contacto directo com a população da Freguesia mais populosa do concelho, que terminou com uma reunião de trabalho dos 14 homens e 14 mulheres da candidatura que vai dar mais força à nossa terra! Ouça aqui as declarações de Nuno Coelho e José Manuel Mendes à RVA.


Dá mais força à tua terra!